4 de janeiro de 2014

Colecção Público/ASA Astérix XI - Astérix na Córsega

Esta semana fomos brindados com mais um álbum da colecção Astérix do jornal Público: "Astérix na Córsega". Esta aventura, a vigésima da série, foi a última que a revista francesa Pilote publicou, tendo a sua estreia em 31 de Maio de 1973 no número 687. Nesse mesmo ano, a Dargaud editava o álbum respectivo.

A aldeia gaulesa celebra o aniversário da batalha de Gergóvia e, como é tradição, vários amigos de Astérix e Obélix deslocam-se à aldeia para uma alegre confraternização, que passa por um combate contra os romanos. Contudo, estes, conhecedores da tradição, abandonam a fortificação, deixando um único romano a guardar um prisioneiro corso. Logicamente, Astérix liberta o prisioneiro e juntamente com o seu amigo Obélix acompanham o corso na viagem até à sua terra natal na ilha da Córsega. Aqui conhecem os costumes corsos e ajudam-nos numa batalha contra os romanos que são comandados por um governador corrupto.

O chefe corso, Ocatarinetabelachichix, é uma caricatura ao jornalista francês Paul Gianolli, enquanto o nome é uma paródia a uma canção de Tino Rossi. Goscinny e Uderzo caricaturam os hábitos corsos, como a preguiça, a sesta e a vendeta.

"Astérix en Corse" foi estreado em Portugal directamente em álbum pela Livraria Bertrand no ano de 1973 e publicado, posteriormente, no ano seguinte, na revista Tintin (8 a 29 do sétimo ano). Mais tarde, a Meribérica e a ASA reeditam a aventura em álbum, enquanto o Jornal da BD a publica em revista em 1987 (do #241 ao #248).


Sem comentários:

Enviar um comentário