29 de outubro de 2012

Heróis da BD (2) - Mandrake

Lee Falk, na altura com 19 anos e frequentando a Universidade de Illinois, imagina a personagem, desenhando mesmo algumas tiras. Dez anos mais tarde, propõe a série à King Features Syndicate, que, para sua surpresa, a aceita sem discussão. Contudo, Falk reconhece que seria melhor entregar a arte da série a um desenhador profissional, caindo a escolha em Phil Davis. Assim, Mandrake começa a ser publicada em 11 de Junho de 1934 nos Estados Unidos pela King Features Syndicate. 

Mandrake é um mágico dotado de poderes misteriosos com um penteado de brilhantina, um smoking da Belle Époque, finos bigodes e um chapéu alto. Mandrake é um combatente do crime, do tráfico e da delinquência, tendo como principal inimigo o Cobra. Como seus parceiros neste combate tem Lothar, um gigante negro, antigo rei africano e a sua noiva Narda, de origem balcânica.

O sucesso da série é imediato, tendo o distribuidor adjudicado aos autores uma prancha dominical colorida. A sunday-page inicia-se em Fevereiro de 1935. Três anos depois, Mandrake começa a publicar-se nos famosos comic-books, pequenas revistas de banda desenhada a cores.

Em 1939, a série é transportada para a televisão, através de doze episódios de trinta minutos, realizados por Nordman Deming e Sam Nelson, com interpretações dos actores Warren Hull, Doris Weston e Al Kikume. Federico Fellini, um apaixonado da banda desenhada e da magia, tenta, sem êxito, adaptar a série ao cinema, onde Marcelo Mastroianni interpretaria Mandrake.

Em 1964, Phil Davis tem uma crise cardíaca que o impede de assumir o desenho de Mandrake, sendo a sua esposa Martha a assegurar, durante algumas semanas e até ao falecimento de Davis, o desenho da série.

Após a morte de Davis, é Fred Fredericks que se torna o desenhador do célebre mágico da banda desenhada, continuando Lee Falk a escrever os argumentos até à sua morte em 1999. A partir do desaparecimento do criador de Mandrake, Fred Fredricks assume a totalidade da série.

Em Portugal, a série estreia-se nas páginas do Mundo de Aventuras (1ª fase) #62 de 19 de Outubro de 1950, sendo uma das séries com mais episódios publicados nas revistas portuguesas. As tiras diárias também foram publicadas em vários jornais portugueses. Contudo, actualmente nenhuma publicação publica a série, que ainda se mantém no portfolio da King Features Syndicate com a responsabilidade de Fred Fredericks.

A relação dos episódios publicados em Portugal encontra-se no site Bedeteca Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário