28 de outubro de 2012

Heróis da BD (1) - KALAR

Jean Calard, sobrinho do milionário Himbert Calard, é inocentemente acusado de assassinar o seu tio. Sem conseguir provar a sua inocência, foge, a bordo de um pequeno avião. Contudo, a pequena aeronave é apanhada numa tempestade, caindo em plena selva africana. Salvo pelos Pigmeus, Calard decide viver com os seus novos amigos, mudando o nome para Kalar, o justiceiro da floresta. Torna-se responsável de uma reserva onde vive com a formosa médica Pamela White.
Kalar combate os caçadores furtivos, denuncia os feiticeiros e as suas medicinas ocultas, ajuda as tribos amigas e luta contra monstros pré-históricos vindo das trevas dos tempos. Nas suas aventuras, faz-se acompanhar por um chimpanzé turbulento chamado Gib.
Os desenhos foram assinados por vários artistas, sendo Tomas Marco Nadal e Rafael Mendez os que mais episódios assumiram. Os argumentos são, na maior parte, da responsabilidade de Ramon Ortega e Eugenio Santillos.
A série começou a ser publicada pela revista de bolso francesa Kalar das Editions Imperia em 1963 e manteve-se até 1986. Contudo, a partir de 1983, a revista passou somente a publicar reimpressões de episódios antigos.
Em Portugal, foram publicados os primeiros 67 episódios (com alguns hiatos) pela segunda série da revista «O Falcão».
A quadricolografia completa dos episódios publicados em Portugal pode ser consultado no site Bedeteca Portugal.

2 comentários:

  1. A série foi criada por Tomás Marco Nadal e só uma minoria muito pequena de episódios é que não foi desenhada por ele

    ResponderEliminar
  2. Agradeço a informação. Essa minoria foi desenhada por Rafael Mendez.

    ResponderEliminar