30 de outubro de 2012

Heróis da BD (3) - Capitan

A acção desta série decorre no século XVII e retrata Capitan de Castaignac, um émulo de Artagnan. Capitan, assistido por Larose, o seu fiel valete, deixa Gascogne natal e ruma à capital do império, Paris. Após alguns combates de capa e espada, Capitan torna-se um agente secreto às ordens do Cardeal Richelieu. Os autores, o casal Lilliane e Fred Funcken, afirmaram que «é uma época que amam bastante, sendo uma oportunidade de explorar os nossos conhecimentos sobre a História dos Costumes. A nossa documentação neste domínio é das mais completas, com livros raros que nem existem na Biblioteca Nacional. Esta paixão vem do tempo que Hergé nos pediu a série Cavaleiro Branco». Mais tarde, o casal Funcken edita uma apaixonante colecção em sete volume sobre a história dos uniformes militares ao longo dos tempos.

O rigor histórico conferiram uma grande credibilidade às séries do casal Funcken, como Cavaleiro Branco, Harald o viking, Jack Diamond e Doc Silver, além dos inúmeros «one-shots» desenhados durante a sua carreira na revista Tintin.

Na série Capitan, alguns dos argumentos são de Yves Duval e Jacques Acar. A saga inicia-se em 10 de Setembro de 1963 no Tintin belga, prolongando-se até Junho de 1971, publicando-se a última aventura na revista Tintin Sélection.
Em Portugal, a série foram publicados cinco episódios nas revistas Tintin, Mundo de Aventuras e Selecções do Mundo de Aventuras (nestas duas últimas revistas, os desenhos são a preto e branco). A lista completa pode ser consultada no site Bedeteca Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário