8 de julho de 2010

Tintin: O caso Girassol (Record)

Um dos meus hobbies é o coleccionismo de tudo o que existe do Tintin editado em português. Há largos anos que vou juntando revistas, álbuns, objectos, filmes... tudo o que «cheire» a Hergé e aos seus heróis com chancela de Portugal ou dos países de expressão portuguesa.

Os álbuns do Tintin só nos anos 60 foram editados em língua portuguesa. Coube à editora brasileira Flamboyant a honra dos primeiros álbuns do Tintin em português. Em Portugal foram distribuídos pela Áster. Álbuns cartonados com lombada de tecido, que hoje são bastantes procurados pelos coleccionadores que se deliciam a juntar o mesmo álbum mas com cor de tecido diferente. Tenho todos os álbuns, mas desconheço que tenha todas as cores!!!!


Nos anos 70, ainda no Brasil, a editora Record adquire os direitos de comercialização das histórias de Hergé, publicando os seus álbuns, primeiro cartonados com lombada de tecido, depois cartonados com lombada de cartão e, finalmente, brochados, com e sem numeração. Foi com estes últimos que inicei as minhas leituras das aventuras de Tintin em paralelo com a visualização na RTP dos desenhos animados a preto e branco da Belvision. Só nos anos 80, Portugal teve direito a álbuns em português de Camões através da Difusão Verbo e, mais tarde, numa colecção do jornal Público. Neste momento aguardamos com ansiedade a nova colecção com chancela da ASA (talvez por altura do lançamento do filme de Spielberg), enquanto no Brasil, os direitos pertencem à Companhia das Letras.


Hoje, recebi um exemplar cartonado da Record que me faltava na minha estante!





Tintin, «O caso Girassol», Record, 197?, 62 pp.

2 comentários:

  1. Muito bom, José!
    Você já conhece o blog As Aventuras de Tintim? É o único blog brasileiro dedicado à obra de Hergé.
    Quando puder, dá uma passadinha lá: http://asaventurasdetintin.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Já conhecia o seu blog que acho deveras interessante. Eu também sou um tintinófilo Amis d'Hergé (nº 944) e tenho o blog www.tintinofilo.over-blog.com e o site www.tintinofilo.com

    Um abraço

    ResponderEliminar