17 de junho de 2022

A Bomba - A terrível verdadeira história da Bomba Atómica

Com 140 000 exemplares vendidos em França, a Gradiva disponibiliza os dois volumes desta obra, já galardoada com o Prix BD Fnac France Inter 2021, o Prémio Cases d’Histoire 2020, Prémio ACBD de la bande dessinée québécoise 2020, Grande Prémio Galons de la BD 2021 e o Prémio Cognito 2021 de la BD historique. 

Como um Guerra e Paz da BD!

No dia 6 de agosto de 1945, Hiroxima desaparece pulverizada por uma bomba atómica. Um acontecimento histórico e trágico que põe fim à guerra e leva a humanidade a entrar numa nova era. Em que contexto foi criada a bomba? Como foi tomada a decisão de a lançar? E porquê sobre Hiroxima?  

Quais foram os principais actores – ilustres ou desconhecidos – desta tragédia.  Quais foram as consequências da explosão? O que sofreram as vítimas? Com a leitura desta obra, o leitor assiste a tudo! Das minas de urânio do Katanga até ao Japão, passando pela Alemanha, a Inglaterra, a Noruega, a URSS e os Estados Unidos; dos laboratórios de Los Alamos aos bombardeiros do Pacífico, eis… A TERRÍVEL VERDADEIRA HISTÓRIA DA BOMBA ATÓMICA!  Hoje ainda mais arrepiante.  Que alguns parece quererem continuar a escrever…  

Do Posfácio: «Contada com um rigor histórico e científico em que nos empenhámos totalmente.  A única excepção nesta obra à autenticidade histórica são os personagens de Naoki Morimoto, a família e a menina, que saíram da nossa imaginação. Foram construídos para representarem aos nossos olhos a população japonesa, vítima inocente, da época. São os nossos Japoneses Desconhecidos, para retomar a famosa imagem do Soldado Desconhecido.” 

Saberá o leitor, que por um estranho fenómeno químico-físico, no momento da explosão a sombra de um homem ficou gravada para sempre num degrau da escadaria do Banco Sumitomo.

A Bomba Vol. I | A história da bomba atómica: No princípio era o nada, Alcante, Laurent-Frédéric Bollée e Denis Rodier, Gradiva, 216 pp., p&b, capa flexível, 18€

A Bomba Vol. II | A história da bomba atómica: A sombra, Alcante, Laurent-Frédéric Bollée e Denis Rodier, Gradiva, 264 pp., p&b, capa flexível, 18€



Sem comentários:

Enviar um comentário