Durante a rendição de Vercingetorix após Alésia, o seu escudo foi roubado por um soldado romano. Alguns anos depois, Júlio César quer encontrá-lo para demonstrar, uma vez mais, a sua vitória sobre a Gália. O chefe Abraracourcix está doente, vítima de um "ataque de fígado", e vai para um tratamento spa em Aquae Calidae (Vichy), perto de Gergóvia, acompanhado por Astérix e Obélix. Enquanto o seu líder está em tratamento, Astérix descobre que César procura o escudo de Vercingetórix. Para mostrar a César que a Gália não está completamente derrotada, Astérix decide encontrar o escudo do chefe Arverne ... que por acaso está na posse do chefe Abraracourcix.
Em Portugal, o episódio estreou-se na revista Tintin (#27 a #48 do 2º ano) em 1969. Mais tarde, em 1975, foi publicado em álbum pela Livraria Bertrand, sendo reeditado pela Meribérica [1996] e pela ASA [2006]. A revista Jornal da BD também publicou o episódio em 1986 (#217 ao #224).
Nesta edição da Salvat, são publicados os artigos "De Gergóvia a Alésia", "Uma busca rocambolesca" e "O escudo da identidade".
Colecção Integral Astérix #21 - O escudo de Arverne, Albert Uderzo e René Goscinny, Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário