Dos criadores de Capitão América: O soldado de Inverno, uma das mais brilhantes séries de espionagem em banda desenhada. Templeton é a assistente do Director da mais secreta Agência de sempre. Pelo menos oficialmente… porque quando o melhor espião do mundo é morto numa missão, ela vai ser mergulhada numa rede complexa de intriga, homicídios e segredos… e nenhum segredo é maior do que o que ela esconde no seu passado, que a vai obrigar a voltar ao activo.
Ed Brubaker é um dos mais aclamados argumentistas da actualidade, com histórias em todas as grandes editoras americanas, e Steve Epting é um dos grandes desenhadores de comics. A sua colaboração começou quando Brubaker foi contratado pela Marvel para escrever a série do Capitão América. O resultado foi uma das fases mais aclamadas deste herói, que incluiu a história O Soldado do Inverno, que serviu de base ao segundo filme do Capitão América. Velvet é o resultado da sua reunião anos mais tarde, numa aventura de espionagem ambientada nos anos 70, em que descobrimos Velvet Templeton, a secretária executiva duma agência secreta de espionagem… que em tempos foi uma agente operacional, e que agora, na sua meia-idade, terá de voltar ao activo para resolver um caso complexo. Ed Brubaker já tinha a ideia para Velvet há muitos anos, tendo inclusive desenvolvido a história como proposta para uma série de televisão. O tio de Brubaker tinha sido analista na CIA, e o pai foi agente da inteligência naval, o que lhe criou o interesse pelo género, mas ao mesmo deu-lhe uma noção da realidade da profissão, e os produtores de televisão com quem falou exigiram que a personagem principal fosse… jovem, no máximo com 25 anos. Brubaker respondeu simplesmente “Imaginem o Taken, mas em que a personagem do Liam Neeson tem trinta anos… não é o mesmo filme. E eu queria contar aquela história à minha maneira”. Brubaker sempre foi conhecido pelo cunho que emprestou às suas histórias de super-heróis, mais perto do thriller ou do policial noir, e com Velvet teve a oportunidade de criar uma história mais realista, e mais ao seu gosto. “É um pouco a Moneypenny dos filmes do 007 a transformar-se em Modesty Blaise, numa inversão típica dos papéis mais clássicos e algo machistas do género, uma história em que afinal o Bond era ela, de meia-idade mas ainda assim perigosíssima”, declara Brubaker.
“Velvet é uma série de leitura obrigatória para todos os que gostam de comics, e de romances e filmes de espionagem ambientados na Guerra Fria: para todos os que se sentem à vontade com os momentos mais negros ao fim da história.” — comicsalliance.com
Uma boa entrevista de Ed Brubaker sobre a série: www.pastemagazine.com/articles/2014/09/ed-brubakers-velvet-spy-brilliance-seven-years-in.html
Velvet #1: Antes do Crepúsculo, Ed Brubaker (argumento) e Steve Epting (desenho), formato comic, capa dura, 128 pgs. a cores, G. Floy, PVP: 9,99€
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