9 de janeiro de 2017

Colecção Graphic Novels da Marvel #33 - Thor: O último viking

Testemunhem um conto épico e cósmico do Deus do Trovão! De todos os escritores que passaram pelo herói nórdico, nenhum deixou um legado mais indelével que Walt Simonson. Neste volume encontrarão os primeiros números da sua incrível fase que revolucionaria para sempre as aventuras de Thor na banda desenhada.”

Walt Simonson é um dos grandes exemplos da geração de criadores da Marvel que foi trabalhar na Casa das Ideias depois de ter crescido a ler as primeiras aventuras dos super-heróis da editora, e que os iriam revitalizar e modernizar, preparando a transição para uma era mais amadurecida e de temas mais sofisticados e ambiciosos. A fase épica de Thor a que Walt Simonson presidiu é um dos casos paradigmáticos disso. Impelido por uma paixão genuína pela mitologia nórdica, Simonson tornou-se num grande fã dos primeiros comics de Thor, da autoria de Stan Lee e Jack Kirby, enquanto frequentava a faculdade. Após entrar na indústria, no início da década de 70, já se tinha tornado num dos autores preferidos dos leitores em 1983, quando se viu subitamente ao leme do seu título de eleição. O que se seguiria seria uma fase de quatro anos que transformaria para sempre as aventuras do semideus em banda desenhada. O mito Asgardiano do Universo Marvel jamais voltaria a ser o mesmo. Novos conceitos e personagens, tais como Malekith, Bill Raio Beta e o maravilhosamente ridículo (embora apreciado) Sapo-Thor cimentaram a reputação de Simonson, que é actualmente considerado um dos autores mais influentes das aventuras do Deus do Trovão.

Walt Simonson nasceu em 1946. O seu primeiro trabalho para comics seria em 1973 para a DC, nas páginas de Weird War Tales. Iniciou a sua carreira na Marvel em 1977, tendo trabalhado em inúmeros títulos da editora, como Fantastic Four ou X-Factor. Mas foram sem dúvida os quatro anos que passou à frente da revista de Thor que consolidaram a sua fama na indústria, não só como artista, mas como escritor (Simonson continuaria a escrever as histórias de Thor durante vários números depois de ter deixado de ser o desenhador). Em 2011, teria o prazer de participar num pequeno papel no primeiro filme de Thor, em companhia da sua mulher, Louise Simonson, ela própria uma conhecida argumentista de comics. E em 2014, regressaria aos mitos nórdicos e aos deuses que sempre o fascinaram, com a sua série Ragnarok, editada pela IDW.
Neste volume, apresentamos as primeiras aventuras que desenhou e escreveu, naquela que seria a história inaugural de uma fase mítica e monumental de uma das principais personagens da Marvel.

Thor: O último viking, Colecção Graphic Novels #33, Walt Simonson, Salvat, capa dura, cor, 176 pp., 11,99 € 

Sem comentários:

Enviar um comentário