3 de setembro de 2013

Cães na BD (I) - Bill [Boule et Bill]

Bill é o cocker spaniel de Boule, um jovem traquinas. A primeira aventura deste duo intitula-se «Boule e Bill et les mini-requins» com 32 pranchas e apareceu na revista Spirou em 24 de Dezembro de 1959. Após esta breve história, o duo só reaparece em 31 de Março de 1960 com um episódio de quatro pranchas e depois a partir de 8 de Setembro do mesmo ano em gags de uma página. Em números especiais da revista, Boule & Bill têm direito a pequenas histórias completas.

A série passou pelas páginas do concorrente Journal du Mickey e na revista inglesa Valiant com o baptismo It's a Dog's Life com Bill a ter o nome saxónico de Larry e Boule de Pete.

Boule & Bill tem a assinatura de Jean Roba e os seus gags retratam o ambiente escolar e familiar do jovem Bill, descrevendo com humor as peripécias de uma criança traquinas e um cão irrequieto.

O sucesso do duo foi rentabilizado em duas séries de filmes de animação (1975 e 2004) e este ano numa longa metragem francesa com resultados bastante modestos.

Roba faleceu em 2006, desejando que a série tivesse continuação, tendo apontado Verron como seu sucessor.

Em Portugal, a série estreou-se no Álbum do Cavaleiro Andante #107 de Abril de 1963 (baptizada por Ric e Roque), passando pelas revistas Zorro, Jacaré, Mundo de Aventuras (2ª fase) e Jornal da BD.

Deixamos aqui a prancha de estreia de Boule & Bill em Portugal:


Sem comentários:

Enviar um comentário