9 de maio de 2010

João Pistolão #1 - Corsário Prodigioso

Já foi editado em Maio de 2005 pelas Edições ASA, mas só agora é que foi estacionar na minha estante. João Pistolão (Jehan Pistollet) é uma criação da dupla Albert Uderzo (desenho) e René Goscinny (argumento) para o La Libre Junior (suplemento do jornal La Libre Belgique) que começou a publicar as histórias do aspirante a corsário no seu #26 de 26 de Junho de 1952. Farto da sua condição de moço de estrebaria, João Pistolão sonha em ser um corsário e decide formar uma equipa e comprar um barco e dedicar-se ao combate aos piratas dos oceanos e inimigos de França.

Os episódios humorísticos de João Pistolão são retomados no Pilote semanal a partir de 28 de Janeiro de 1960. Goscinny e Uderzo com o sucesso do gaulês Astérix, vêem-se obrigados a terminar a série, que vê a sua última prancha ser publicada no Pilote #91 de 21 de Julho de 1961.

Em Portugal, esta foi a primeira edição em português. Apesar de em França só terem sido editados quatro álbuns, a ASA na contra-capa desta edição prevê cinco (?).

João Pistolão #1, «Corsário Prodigioso», Uderzo e Goscinny, Edições ASA, 2005, 47 pp, 9,50 €

Sem comentários:

Enviar um comentário