11 de maio de 2010

As extraordinárias aventuras de Adèle Blanc-Sec

Apesar  de ter os exemplares editados nos anos 70 pela Livraria Bertrand, resolvi adquirir a preços de saldo (1 euro por exemplar) os três álbuns editados pela extinta Witloof d' As Extraordinárias Aventuras de Adèle Blanc-Sec.

Adèle Blanc-Sec, uma criação do francês Jacques Tardi (1946) para o jornal Sud-Ouest de 25 de Janeiro de 1976. A série decorre nos inícios do século XX que vão conduzir ao início da I Guerra Mundial. O episódio inicial («Adèle e o monstro») inicia-se no Museu de História Natural. Após a eclosão de um ovo de um dinossáurio, entra em cena Adèle Blanc-Sec, uma jovem cheia de energia e sem complexos. Há quem afirme que os primeiros episódios são uma pequena homenagem à obra de Edgar Pierre Jacobs. Contudo, Adèle rapidamente adquire a sua própria autonomia, versando temas mais contemporâneos. 

Após o início no jornal Sud-Ouest, a série continua nas revistas (À Suivre) e na B.D.. Em Agosto de 1998, Adèle volta ao público no jornal Libération. Em 2009, Luc Besson adapta ao cinema Adèle Blanc-Sec, com uma interpretação de Louise Bourgoin.

Em Portugal, os três primeiros episódios da série foram publicados em álbum pela Livraria Bertrand, os mesmos que a Witloof editou 25 anos depois.

As extraordinárias aventuras de Adèle Blanc-Sec, «Adèle e o monstro», «O demónio da Torre Eiffel», «O sábio louco», Witloof, 2003, 48 pp cada,  pack de 3 álbuns 3 €

2 comentários:

  1. Uma correcção: a Livraria Bertrand publicou 4 álbuns desta série e não apenas 3. O quarto álbum, não publicado pela Witloof, chama-se "Múmias Loucas".

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão. Um quarto álbum da Livraria Bertrand que, infelizmente, não tenho.

    ResponderEliminar