Crime e Castigo é a adaptação para banda desenhada do romance de Fiódor Dostoiévski. Adaptado e ilustrado pelo francês Bastien Loukia, pintor, cartoonista e escritor de banda desenhada. Em 2012, entrou para a academia de artistas de Honfleur e, nesse mesmo ano, foi representado na Brick Lane Gallery em Londres, depois como artista permanente desde Outubro de 2013 na Idéa Gallery em Praga e, desde 2016, na Arte Gallery (Praga).
Em 2016, o seu talento foi reconhecido em França com uma exposição retrospectiva das suas pinturas e desenhos no Centre Culturel des Dominicaines em Pont-l'Évêque.
Segundo o jornal Ouest France, "Foram necessários dois anos de trabalho para criar esta banda desenhada, que oferece uma nova visão do texto clássico. Bastien Loukia viajou para São Petersburgo para se imergir no local e trabalhou tanto no guião como nos desenhos desta adaptação."
Crime e Castigo narra a história de Raskólnikov um jovem que se viu obrigado a deixar os estudos por falta de dinheiro. Deambulando pelas ruas, vai observando as pessoas à sua volta. Sente-se oprimido e humilhado pela pobreza em que vive.
O jovem transforma-se num caldeirão de ódio prestes a explodir. Convicto de que a moralidade comum não se aplica a ele e de que precisa agir para o bem da humanidade, comete um crime bárbaro.
No entanto, o seu caminho de sucesso é atrapalhado por um adversário implacável: a sua consciência. O jovem Raskólnikov, que se achava especial, deixa-se abater pela culpa, vendo-se perseguido por ela em todos os momentos.
Colecção Novela Gráfica (VIII série) #4: Crime e Castigo, Bastien Loukia (adaptado a partir da obra original de Fiódor Dostoiévski), Levoir, 160 pp., cor, capa dura, 15,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário