16 de julho de 2024

Kobane Calling

Hoje é lançada, pela Levoir, a obra Kobane Calling, de Zerocalcare.

Zerocalcare é o pseudónimo de Michele Rech, o artista italiano de novelas gráficas mais vendido nos últimos vinte anos. Michele, nascido em 1983, passou os seus primeiros anos em França antes de se mudar para Roma. O seu blogue de banda desenhada, Zerocalcare.it, tornou-se um dos mais lidos e partilhados em Itália nas redes sociais.

Zerocalcare publicou uma reportagem na revista italiana Internazionale, uma espécie de diário sincero da sua viagem à Turquia, Síria e Iraque, para documentar a luta do povo curdo contra o ISIS

O relatório foi posteriormente publicado em conjunto como Kobane Calling a novela gráfica mais importante de 2016 em Itália. Este poderoso e comovente livro de memórias vendeu mais de cem mil exemplares em Itália e deu voz a toda uma nação que luta pelo direito à existência.

Kobane Calling relata os motivos que o levaram à pequena cidade de Mehser, na fronteira turco-síria, a pouca distância da cidade sitiada de Kobane, símbolo da tão desejada independência da região do Rojava, de maioria curda, contra as forças do Estado Islâmico.

O ilustrador conta com humor o desfecho do anúncio, feito aos seus pais, da sua partida para Kobane com um grupo de voluntários romanos para apoiar a resistência curda e narrar objectivamente o conflito com relatos em primeira mão. A chegada e a estadia são, assim, esboçadas nos cartoons com humor e digressões típicas do estilo de Zerocalcare, mas com um espírito crítico em relação às contradições com que as intervenções de guerra são conduzidas internacionalmente e um envolvimento emocional muito forte em relação às pessoas e aos voluntários encontrados.

Amanhã às 18h na Tasca Mastai - Rua da Rosa 14, 1200-387 Lisboa, a Levoir faz o lançamento desta obra.

Kobane Calling, Zerocalcare, Levoir, 312 pp., p&b, capa dura, 25,90€



Sem comentários:

Enviar um comentário