Abril, Cravos Mil é uma antologia de banda desenhada criada para a Câmara Municipal de Montijo e integrada nas festividades da cidade do quinquagésimo aniversário do 25 de Abril de 1974.
A edição marca a estreia do novo grupo autoral Tágilde. Os autores são Jorge 'RoD!' Rodrigues (Cruzada Negra), José Macedo Bandeira (Aurora Boreal em Reflexos Partilhados), Mário André (Quaresma, o Decifrador), Patrícia Costa (Crónicas de Enerelis), António Coelho (Capitão Morsa e seus Amigos), Maria João Claré (BD Montijo: Antologia 1) e Yves Darbos (BD Montijo: Antologia l), mais os artistas convidados Daniel Maia (CoBrA: Operação Goa) e Susana Resende na ilustração de capa e contracapa).
Em Abril, Cravos Mil - Histórias de Liberdade, celebra-se os 50 anos da Revolução dos Cravos com oito BDs de abordagens variadas, do humor ao drama e da acção histórica à alegoria. As narrativas são baseadas em momentos-chave do movimento militar e em visões pessoais da data, e ainda em explorações especulativas sobre a sociedade nacional.
O livro repete o apoio cultural da autarquia montijense no sector da banda desenhada, depois de em 2022 publicar BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial - Antologia I, com os trabalhos finais dos alunos dos cursos ministrados pela autora Susana Resende entre 2018-2020, a convite da autarquia. O livro foi finalista no 4º Prémio Bandas Desenhadas em Melhor Antologia e no XX Troféus Central Comics em Melhor Publicação Independente e Melhor Obra Curta, vencendo esta última categoria.
Abril, Cravos Mil - Histórias de Liberdade, Mário André, José Macedo Bandeira, Maria João Claré, António Coelho, Patrícia Costa, Yves Darbos e Jorge Rodrigues e Daniel Maia, Câmara Municipal de Montijo, 48 pp., cor, capa mole
Sem comentários:
Enviar um comentário