25 de setembro de 2023

Mau género

A premiada autora de BD Chloé Cruchaudet estará em Lisboa nos dias 19 e 20 de Outubro para lançar Mau Género, a história real do desertor de guerra que se tornou travesti, desafiando autoridade e convenções.

Através de uma atmosfera negra, o livro aborda questões como a identidade, a sexualidade, os traumatismos de guerra e a violência doméstica, para contar a história de Paul Grappe e a sua mulher Louise.

A obra recebeu o Prémio Festival de Angoulême na categoria de Melhor Álbum e o Grande Prémio da Associação de Críticos e Jornalistas de BD francesa.

Mau género é a história verídica de Louise e do seu marido Paul, um travesti desertor, na Paris dos loucos anos 20.

Paul e Louise conhecem-se, apaixonam-se e pouco depois casam-se. Mas a Primeira Guerra Mundial irrompe e Paul é forçado a separar-se de Louise para ir combater. Nas trincheiras, Paul vive um verdadeiro inferno e deseja escapar de lá a qualquer custo, acabando por desertar e reencontrar a mulher em Paris. Está são e salvo, mas condenado a permanecer escondido num quarto de hotel. Para pôr fim à sua clandestinidade, Paul encontra uma solução: mudar de identidade, travestindo-se. A partir desse momento passará a chamar-se Suzanne. Entre a confusão da mudança de género e o trauma da guerra, o casal terá um destino extraordinário. Quando por fim é concedida amnistia aos desertores, Suzanne poderá voltar a ser Paul, e a vida de ambos poderá retomar a normalidade.

Mas será isso de facto uma boa notícia?

Mau género, Chloé Cruchaudet, Iguana, 192 pp., p&b, capa dura, 21,65€





Sem comentários:

Enviar um comentário