12 de setembro de 2023

Lydie

Já está disponível em livrarias o lançamento com co-edição da Arte de Autor e A Seita, e o primeiro de uma colecção dedicada a um dos melhores e mais prolíficos argumentistas de BD franco-belga contemporâneo: Zidrou!

Maravilhosamente ilustrado por Jordi Lafébre, que já colaborou com Zidrou na série Verões Felizes (que a Arte de Autor já editou integralmente por cá), este é um pequeno romance gráfico que aborda de modo terno e afectuoso, e cheio de humor, um drama terrível: a perda de um filho recém-nascido.

A jovem Camille perde o seu bebé, que se iria chamar Lydie, algo que desencadeia uma crise terrível, nela, na sua família, e nos seus vizinhos, e toda a pequena comunidade da rua em que vive... comunidade que vai responder a esta crise com compaixão, e com originalidade!

Têm razão ao dizer que uma mãe não é nada sem o seu filho. Sei do que falo: não foi à toa que me apelidaram de «Nossa Senhora do filho perdido»!

Primeira colaboração de grande fôlego da premiada dupla de criadores da série Verões Felizes, Lydie é uma história belíssima e comovente, uma pérola de amor, humor e ternura, que mostra como é possível abordar um tema tão delicado como a morte de uma criança recém-nascida, com delicadeza e boa disposição. Magnificamente ilustrado por um Jordi Lafebre que já mostra aqui um inultrapassável talento para representar as expressões e os olhares das personagens, Lydie é um conto de fadas luminoso e cheio de afecto, e o título perfeito para abrir a nova colecção que A Seita e a Arte de Autor dedicam a Zidrou, o maior e mais prolífico argumentista de língua francesa da actualidade.

De seu nome verdadeiro Benoît Drousie, Zidrou é um dos mais prolíficos e talentosos argumentistas do franco-belga das últimas décadas. Nascido em 1962 na Bélgica, Zidrou tirou o curso do magistério Primário e trabalhou como professor durante seis anos. O seu primeiro argumento publicado saiu no número de Natal de 1991 da revista Spirou, e a partir daí, rapidamente se tornou um dos pilares da revista, escrevendo histórias para literalmente dezenas de desenhadores. Mas a sua imensa produção para a revista Spirou e para as Éditions Dupuis (de entre as quais destacamos A Fera, com o artista Frank Pé, já editado no nosso país pel’A Seita) não o impediu de colaborar também com as Éditions du Lombard, para onde criou com Godi a série Élève Ducobu, que foi um dos seus maiores sucessos comerciais, para além de ter recuperado para uma nova geração de leitores, séries clássicas como Ric Hochet e Clifton. Além desta produção mais comercial, Zidrou é também responsável por uma produção mais autoral, normalmente em colaboração com ilustradores de Espanha, país onde reside, e que inclui séries como o premiado Verões Felizes, ou histórias soltas como este Lydie, ambos ilustrados por Jordi Lafebre.

Jordi Lafebre nasceu em 1979, em Barcelona, onde estudou banda desenhada e belas-artes. Deu os seus primeiros passos como desenhador, em 2001, sendo publicado em diversas revistas espanholas. O encontro de Jordi Lafebre com Zidrou foi decisivo: depois de alguns desenhos na revista semanal Spirou, participou numa obra colectiva escrita por este argumentista, que serviu de balão de ensaio para colaborações de maior fôlego, como este Lydie, publicado originalmente em 2010. Em 2014, sempre com Zidrou, lançou La Mondaine, uma história policial em duas partes, e em 2015 a série Verões Felizes, que foi integralmente publicada em Portugal pela Arte de Autor. Enquanto autor completo, Lafebre assinou o magnífico Apesar de Tudo, (também editado pela Arte de Autor) e justamente galardoado em França em 2021 com o Prémio Uderzo de Melhor Livro.

Lydie, Jodi Lafebre e Zidrou, Arte de Autor/A Seita, Colecção Zidrou - Volume 1, 60 pp., cor, capa dura, 18,50€





Sem comentários:

Enviar um comentário