15 de abril de 2023

Entalados

Entalados, de Filipa Beleza, da chancela Iguana, aponta o dedo às nossas tentativas de salvar o planeta, um tote bag de cada vez.

Este é um livro sobre as nossas, muitas vezes boas, muitas vezes ineficazes, tentativas de contribuição para um futuro melhor e mais sustentável. É provável, no entanto, que falhemos. Não fique triste, a vida é mesmo assim, andamos há anos a fazer disparates.

Os dinossauros não fizeram nada de mal e, mesmo assim, foram à vida, pelo que não há razão para que a Natureza tenha piedade de nós. E agora que já está, muito possivelmente, deprimido, é a altura ideal para abrir este livro: Filipa Beleza tem tanto humor a ilustrar, como a escrever.

A sério: depois de ler, vai ficar tão bem disposto que nem se vai sentir culpado por comprar mais um saco de pano no supermercado porque se esqueceu de um dos 46 que tem pendurados na porta da despensa.


Filipa Beleza
nasceu em Braga em 1992. Porque queria vestir-se toda de cor de rosa chegou a fazer umas aulas de ballet em criança mas, como a coisa não correu bem, decidiu dedicar-se a actividades que exigissem menos coordenação motora. Estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto e, mais tarde, completou o mestrado em Ilustração e Banda Desenhada pela Elisava, em Barcelona. Agora, gosta de passar grande parte do seu tempo a desenhar as próprias crises existenciais – mas as dos outros também servem. É autora de Somos (mesmo) uma Merda a Crescer.

Entalados, Filipa Beleza, Iguana, 80 pp., bicolor, capa dura, 16,65€



1 comentário:

  1. Desenho minimalista, nada de tracos desnecessários.quem desenha assim dá força à história. Vou comprar.

    ResponderEliminar