29 de setembro de 2022

Variantes - Uma homenagem à BD portuguesa

«Desde aquela que é considerada a primeira BD Portuguesa (Apontamentos de Raphael Bordallo Pinheiro Sobre a Picaresca Viagem do Imperador do Rasilb Pela Europa) em 1872, até ao fim do século XX, com Tu És a Mulher da Minha Vida, Ela a Mulher dos Meus Sonhos, dos jovens João Fazenda e Pedro Brito em 2000, este livro traça um percurso pelas bandas desenhadas produzidas em Portugal, e homenageia criadores e personagens, numa tentativa de realçar momentos e autores que se foram destacando pela qualidade e significado, numa arte que teima em persistir, mesmo não existindo no contexto nacional».

É assim - em tom de provocação - que Júlio Eme, editor deste projecto inédito começa por apresentar o livro colectânea que se propõe fazer a devida homenagem à BD portuguesa, concretizada numa obra extensa, atenta, representativa da diversidade da 9º arte nacional até ao ano de 2000. Variantes – Homenagem a BD Portuguesa começa desde logo com a descoberta de Bordallo Pinheiro como precursor de uma aventura com muitos nomes a destacar a partir daí. Mesmo enfrentando a difícil penetração num mercado que teima em não se abrir, apesar do reconhecimento internacional e prémios.

Mais do que um repositório histórico, esta proposta de homenagem é ela própria uma releitura, através de um percurso pelos autores e obras emblemáticas do passado, cujas pranchas escolhidas são recriadas por alguns dos desenhadores mais representativos das gerações actuais. O volume completa-se com textos evocativos de cada autor e obra homenageada. Um extenso documento ilustrativo do percurso da BD portuguesa que junta criadores, críticos e especialistas na descoberta do património da 9º arte portuguesa, explorando as mais diversas vertentes, do humor à sátira, do real ao fantástico.

Este livro é um dos oito títulos incluídos no projeto «Garantir BD», apresentado pela cooperativa editorial A Seita e apoiado pelo programa Garantir Cultura. Este projecto de edição, desenhado como forma de ajudar o sector a resistir aos efeitos da pandemia durante 2021 e 2022, foi pensado com autores nacionais e para os autores nacionais. Inclui um total de oito livros de BD, mas também sobre BD. Proposta de celebração a que se junta também a criação de mecanismos que possam agora ajudar à internacionalização desses autores e do património nacional de BD.

AUTORES HOMENAGEADOS:

Ana Cortesão; André; António Jorge Gonçalves; António José Simões; António Resende Dias; Arlindo Fagundes; Augusto Mota; Carlos Botelho; Eduardo Teixeira Coelho; Fernando Bento; Fernando Relvas; Isabel Lobinho; Janus; João Fazenda; Jorge Magalhães; José Carlos Fernandes; José Luís Duarte; José Paulo Simões; José Ruy; Júlio Pinto; Júlio Resende; Luís Louro; Miguel Rocha; Nelson Dias; Nuno Artur Silva; Nuno Saraiva; Pedro Brito; Raphael Bordalo Pinheiro; Raul Correia; Roussado Pinto (Edgar Caygill); Sérgio Luiz; Stuart de Carvalhais; Tito; Victor Mesquita e Vítor Péon.

AUTORES DAS HOMENAGENS:

André Caetano; André Pereira; Daniela Duarte; Fábio Veras; Francisco Nunes; Gonçalo Varanda; Jorge Coelho; José Smith Vargas; Madalena Abreu aka Hada; Marco Mendes; Marta Teives; Paula Cabral; Ricardo Baptista; Rita Alfaiate e Sofia Neto.

TEXTOS DE:

André Azevedo; André Oliveira; Isabel Carvalho; João Miguel Lameiras; João Paulo Paiva Boléo; João Ramalho Santos; José Hartvig de Freitas; Júlio Eme; Marco Mendes; Margarida Mesquita; Miguel Coelho; Pedro Cleto e Rui Cartaxo.

ILUSTRAÇÕES ADICIONAIS

por Álvaro, Fernando Relvas e Pedro Burgos, e Pedro Morais (capa)

Variantes - Uma homenagem à BD portuguesa, Colectivo, A Seita, 72 pp., cor, capa dura, 17€







Sem comentários:

Enviar um comentário