Na companhia deste jovem compatriota, vai descobrir a vida aventureira dos emigrados num bairro de lata da região parisiense: trabalho nas obras, noites regadas a vinho verde, conversa, esquemas…
Esta história de amizade singular é transversal ao destino de milhares de Portugueses que, nos anos 1970, fugiram da ditadura de Salazar e tentaram, cada um à sua maneira, reconstruir a sua vida.
Estória pessoal e simultaneamente história de um país que em 1974 saiu da ditadura para dar os primeiros passos em democracia, o livro OS/LES PORTUGAIS é uma obra imperdível.
A edição portuguesa, com a chancela da Ala dos Livros, apresenta em relação à edição original francesa algumas alterações: para além da ilustração de capa e do formato maior (que facilita a abertura do livro e a sua leitura), é enriquecida com um prefácio da autoria do Professor Manuel Antunes da Cunha, Professor auxiliar da Universidade Católica Portuguesa.
SOBRE OS AUTORES:
Argumento: Olivier Afonso
Nasceu em 1975 nos arredores de Paris, filho de pais portugueses.
Seguiu uma formação de artista plástico. Tendo-se no início da sua carreira dedicado à pintura artística, é há mais de vinte anos um dos criadores de efeitos especiais e de maquilhagem mais conceituados do cinema francês, tendo trabalhado para filmes como Titane que, em 2020, obteve a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes.
Depois de se ter estreado em 2018, como realizador e argumentista na comédia de terror Girls with Balls, assina o argumento de OS/LES PORTUGAIS, publicado em França em Fevereiro de 2022.
Desenho: Chico
É o pseudónimo de Aurélien Ottenwaelter, que nasceu em 1983.
Chico trabalha desde 2015 como storyboarder para diversos estúdios de animação franceses. Paralelamente, desenha para revistas como a TOPO e a Revue dessinée. O álbum OS/LES PORTUGAIS é a sua primeira obra em banda desenhada.
Os/Les Portugais, Chico e Olivier Afonso, Ala dos Livros, 136 pp., cor, capa dura, 24€
Sem comentários:
Enviar um comentário