Victor Hugo foi escritor, dramaturgo, romancista, poeta, ensaísta, artista e político. Nasceu em 26 de Fevereiro de 1802, e faleceu aos 83 anos em 22 de Maio de 1885, em França.
Este clássico foi escrito após a queda da monarquia em França e retrata a questão política e social desencadeada pela Revolução Francesa. A obra foi publicada em 1862 e é considerada o ponto mais alto da carreira do escritor. Além de retratar dilemas morais atemporais através dos seus personagens, o livro revela os impactos que a Revolução Francesa teve nas instituições. O autor mais do que os ensinamentos políticos da obra, mostra o impacto do amor ao próximo, chama a atenção como pequenos gestos de caridade influenciam enormemente a sociedade.
Activista dos direitos humanos franceses, onde teve uma forte actuação política. Defensor da causa pobre, relata-o de forma extraordinária na sua obra Os Miseráveis. Onde conta a história de Jean Valjean um homem, pobre e miserável, que rouba um pão, vindo a sofrer durante toda a sua vida por causa desse erro cometido na juventude sendo por isso condenado a prisão. As diversas tentativas de fuga e o mau comportamento, fazem com que Jean Valjean seja condenado a trabalhos forçados durante dezanove anos.
A adaptação da obra em banda desenhada é do argumentista Daniel Bardet e os desenhos de Bernard Capo. No dossiê são apresentados o percurso e a obra do autor em questão, numa cronologia cheia de curiosidades e histórias. O dossiê tem a colaboração de Alain Dallon, Agrippine Virgoulon e Sylvie Lagorce.
Clássicos da Literatura em BD #20 - Os miseráveis (Vol. 1), Bernard Capo e Daniel Bardet, Levoir/RTP, 64 pp., cor, capa dura, 13,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário