4 de agosto de 2022

Juventude

“A sua matéria-prima continua a ser a sua própria vida (como o título deixa adivinhar, e como todos aqueles que conhecem a já considerável obra do Marco sabem). Mas, obviamente, ficcionando aqui e ali, e transformando por esta via a sua vida concreta numa vida maior, semelhante e próxima de muitas vidas, nas suas alegrias e tristezas. Desta vez a novidade é o silêncio. Que emana da opção do autor de tudo contar sem muletas explicativas, de recorrer apenas à imagem e deixar-nos a nós desfrutar da história, da que lá está e da que podemos construir a partir dela. Das palavras que podemos pôr naqueles personagens. Da beleza da contemplação de uma juventude rica e bem vivida – igual a tantas outras – mas bem específica e original.”

- do texto de introdução de Júlio M

Uma imagem por página. Imagem após imagem (de uma beleza estonteante), página após página, sem texto, numa narrativa sequencial totalmente muda, Marco Mendes conta-nos uma história da sua Juventude. Uma de muitas possíveis, e uma bela história de banda desenhada, desta vez contada apenas visualmente, sem se socorrer de qualquer texto. Deixa-nos desfrutar desta história recorrendo apenas à imagem ao longo de uma centena de páginas, que apetece voltar atrás e reler (sim, reler!), com mais calma, apreciando, com mais detalhe, a excelência das imagens que a contam.

Nascido em 1978, Marco Mendes vive e trabalha no Porto. Autor de banda desenhada, artista plástico, professor e investigador, é membro Fundador do Clube de Desenho (associação dedicada à formação, exposição e divulgação desta arte) no Porto. Publicou as novelas gráficas Diário Rasgado, Zombie (com a qual ganhou o Prémio Amadora BD para o Melhor Álbum Nacional em 2015), e Tutti Frutti (recolha das páginas de BD que publicou no JN ao longo de vários meses) pela editora Turbina/Mundo Fantasma, e o álbum de desenhos Anos Dourados, numa parceria entre a mesma editora e o Colégio das Artes, em Coimbra. O seu trabalho pode ser acompanhado no seu blogue pessoal em: diariorasgado.blogspot.com

Este álbum foi produzido ao abrigo do programa Garantir Cultura, e está também disponível com sobrecapas em inglês e francês.

Juventude, Marco Mendes, Turbina Associação Cultural/A Seita, 116 pp., cor, capa dura, 25€






Sem comentários:

Enviar um comentário