Este é sem dúvida um dos grandes lançamentos de BD do ano, num ano que foi pródigo em obras-primas de BD editadas em Portugal!
Capturado nas profundezas da selva da Palombia pelos índios Chahuta, e vendido a traficantes de animais exóticos, um marsupilami desembarcou na década de 1950 no porto de Antuérpia. Conseguindo escapar, chega aos subúrbios de Bruxelas e é acolhido por François, uma criança apaixonada por animais, cujo quotidiano está longe de ser fácil. O início de uma aventura fascinante, e de uma amizade poderosa, às vezes sombria, mas sempre portadora de esperança.
Zidrou, um dos mais fabulosos e versáteis argumentistas da actual BD franco-belga, e Frank Pé, um artista conhecido pela sua incrível capacidade de retratar animais e a natureza, assinam uma soberba homenagem ao fabuloso animal criado por Franquin na série Spirou e Fantasio. Uma magnífica aventura centrada na amizade extraordinária que une uma criança e um animal na Bélgica cinzenta e chuvosa de meados do século 20, no meio das tensões subsequentes ao nazismo e à ocupação. Uma amizade simétrica da que une estes dois criadores depois da sua primeira colaboração na série Spirou de autor, em La Lumière de Bornéo. A versão portuguesa do livro, editado pel’A Seita, inclui um caderno especial de 8 páginas não incluído na versão francesa, de esboços e desenhos de Frank Pé, onde ele explica e explora os métodos com que criou a forma e a “ferocidade” do marsupilami, comparando-o com outros animais das selvas do mundo inteiro.
A Fera - Uma História do Verdadeiro Marsupilami, Frank Pé e Zidrou, A Seita, 164 pp., cor, capa dura, 32€
Sem comentários:
Enviar um comentário