Começando pelos problemas da velocidade e da área, Klein e Bauman mostram como a disciplina é unificada por um teorema fundamental. Conhecemos génios como Arquimedes, Liu Hui e Bonaventura Cavalieri, que sobreviveu aos declives da intuição, mas que nos preparou para a avalancha de perigos postos pelo rigor matemático. Depois escalamos mais, mexendo-nos entre limites, valores extremos, optimização e integração, e aprendemos como o cálculo pode ser aplicado à economia, física e tanto mais. Klein e Bauman completam o livro com um prático glossário de símbolos de forma que não mistures constantes com restrições.
Com uma narrativa viva e envolvente repleta de graças e esclarecimentos, Introdução ao Cálculo em Banda Desenhada é um início essencial para estudantes ou para alguém curioso sobre matemática.
«Introdução ao Cálculo em Banda Desenhada é um livro hilariante, rigoroso, algo alucinatório e extremamente educativo, tudo ao mesmo tempo – muito recomendado para os que já gostam de cálculo e para os que estão a encontrá-lo pela primeira vez.»
JORDAN ELLENBERG, professor de Matemática com a cátedra John D. MacArthur, Universidade de Wisconsin-Madison e autor de How not to be Wrong.
Introdução ao Cálculo em Banda Desenhada, Grady Klein e Yoram Bauman, Gradiva, 224 pp., p&b, capa mole, 14€
Sem comentários:
Enviar um comentário