23 de abril de 2021

Colecção Clássicos da Literatura em BD #8: D. Quixote

Dom Quixote de La Mancha
é uma obra-prima, escrita pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes, editado em duas partes, a primeira em 1605 ( uma das primeiras edições saiu em Lisboa, em 1607) e a segunda dez anos depois, em 1615. Dom Quixote é apontado como “fundador do romance moderno”, tendo influenciado várias gerações de autores que se seguiram. É considerada a maior obra da literatura espanhola e o segundo livro mais lido da História.
O autor da obra não foi sempre bem-sucedido e é somente aos 58 anos que publicou a obra que o tornou célebre.
A 23 de Abril e celebrando o dia do Livro e o aniversário da morte de Miguel de Cervantes e de William Shakespeare, a Levoir e a RTP apresentam Dom Quixote na colecção Clássicos da Literatura em BD.
A obra narra as aventuras e desventuras de um fidalgo de meia-idade apaixonado pela leitura de romances de cavalaria que resolve tornar-se cavaleiro andante. Montado no seu cavalo, Rocinante, Dom Quixote envolve-se em lutas para provar o seu amor por Dulcineia de Toboso, uma donzela imaginária. Consigo vai também o escudeiro, Sancho Pança, que irá acompanhá-lo, nas suas viagens, acreditando que será recompensado.
Os romances de cavalaria estiveram em voga ao longo dos séculos XVI e XVII. Este grande livro é muito mais do que um romance de cavalaria, é o símbolo da luta de um homem pelos seus sonhos e também um hino à amizade.
No dossiê, o leitor encontra informação sobre o escritor, o romance e o contexto histórico em que foi escrito. O dossiê tem a colaboração de Agrippine Virgoulon.
Repleto de aventuras e situações fantásticas, Dom Quixote mistura fantasia e realidade. Para sucessivas gerações de leitores este tem sido considerado um livro inesquecível.

El Ingenioso Hidalgo D. Quijote foi dos primeiros livros que me vieram parar às mãos...O chamado monumento da literatura picaresca...João Bénard da Costa in Público 11 Dezembro 2005

Colecção Clássicos da Literatura em BD #8: D. Quixote, Philippe Chanoinat, Djian e David Pellet, Levoir/RTP, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€







Sem comentários:

Enviar um comentário