"Le cavalier perdu" é o quarto álbum da série de Jean-Michel Charlier (argumento) e Jean Giraud (desenho). Pré-publicado na revista Pilote em 1965 (entre os números 288 e 311) e publicado em álbum pela primeira vez em 1968, sendo reeditado em 1994, após uma nova coloração de Claudine Blanc-Dumont. É o quarto e penúltimo episódio do ciclo das primeiras guerras índias.
Blueberry voluntaria-se para se encontrar com o chefe apache Cochise e encetar negociações de paz. Mas tem de encontrar Crowe primeiro. Jim Mc Clure, um batedor que conhece a região melhor do que os próprios índios, aceita servir-lhe de guia até ao acampamento do chefe Charriba. À sua chegada, ambos são tomados por perigosos espiões e capturados. Prestes a serem torturados e executados, são salvos pela chegada de Crowe, que assume a sua defesa junto do chefe.
Mais tarde, Crowe informa Blueberry que Cochise e os seus homens se encontram no México, onde o governador lhes fornece armas e munições para continuarem a guerra...
Jim McClure, batedor, prospector, inveterado alcoólico e futuro parceiro de Blueberry, estreia-se na série, aparecendo na prancha 13, com o nome de Mac Guire, rebaptizado Mac Clure da prancha 17 (com espaço entre Mac e Clure). Nos álbuns seguintes, o seu nome será McClure.
O episódio já fora publicado em álbum pela Meribérica-Líber em 1984.
Colecção Blueberry #4: O cavaleiro perdido, Jean Giraud e Jean-Michel Charlier, Público/ASA, 48 pp., cor, capa flexível, 7,90€
Sem comentários:
Enviar um comentário