6 de junho de 2019

Colecção Spirou e Fantásio de Franquin #7: Z de Zorglub / A sombra do Z

Mais um volume duplo desta colecção da ASA e do Público nas bancas. 

Em "Z de Zorglub" ("Z comme Zorglub"), a primeira banda desenhada do álbum, conta-nos como um raio misterioso mergulha Fantásio num estado de apatia, sendo levado num automóvel sem condutor. Depois, Spirou é raptado em plena rua e levado para um local abandonado…. O episódio tem argumento de André Franquin e Greg e desenhos de Franquin com ajuda de Jidéhem. O episódio data de 1959, estreado na revista Le Journal de Spirou (#1096 ao #1136), sendo publicado em álbum pela Dupuis em 1961 (o 15º da série). Este episódio tem a particularidade da estreia de Zorglub, personagem maléfico da série. 

"Z de Zorglub" foi publicado em Portugal em álbum pela Arcádia em 1980 e reeditado pela Meribérica-Líber em 2003. Em 2005, o episódio foi publicado numa colectânea do Correio da Manhã no 12º volume da colecção Os Clássicos da Banda Desenhada: Série Ouro. Em 2007, o episódio é novamente publicado em português numa outra colecção da parceria Público/ASA dedicada ao Spirou.

Na segunda história deste álbum duplo, contrariamente ao prometido, Zorglub regressa a Champignac, disfarçado de jornalista de uma revista científica. Desmascarado, põe-se em fuga, mas Spirou, Fantásio e o Conde de Champignac localizam-no na Palômbia. Aí, descobrem que um dos seus colaboradores é Zantáfio, que conseguem capturar e entregar à polícia. "A Sombra do Z" ("L'ombre du Z"), sequela do episódio anterior, tem novamente o argumento de André Franquin e Greg e desenhos de Franquin com a colaboração de Jidéhem. O episódio foi pré-publicado no Le Journal de Spirou em 1960 (#1140 ao #1183). O álbum foi editado pela Dupuis dois anos depois, sendo o 16º da série. 

Em Portugal, o episódio estreou-se em 1981 num álbum da Editorial Pública, reeditado pela Meribérica-Líber em 2004. Em 1986, a revista Jornal da BD publicou o episódio em continuação entre os números #185 e #192. Tal como o episódio anterior, o episódio foi publicado numa colectânea do Correio da Manhã no 12º volume da colecção Os Clássicos da Banda Desenhada: Série Ouro.

Colecção Spirou e Fantásio de Franquin #6: Z de Zorglub + A Sombra de Z, Franquin e Greg, ASA, 128 pp., cor, capa dura, 11,90€



Sem comentários:

Enviar um comentário