21 de janeiro de 2019

Oliver Passingham - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador
(Reino Unido) Romford, 26 de Janeiro de 1925 - Chichester, Dezembro de 2003

Oliver William Passingham estuda em Londres na Hornsey School of Art e serve a Royal Navy Fleet Air Arm de 1943 a 1947, antes de ingressar na Rank Organisation's Animated Film Cartoon Unit, onde permanece dois anos. 

Em 1950, ingressa no estúdio do escritor Conrad Frost, com o qual produz várias tiras diárias para os jornais do Lord Kelmsley. Trabalhando em casa, desenha as séries da detective Lesley Shane, Jane Fortune, o western Rick Martin, Sally Marsh e Zoe Fair. Desenha alguns episódios da série de ficção científica, Rick Random para a Amalgamated Press' Super Detective Library.

Com o encerramento do grupo editorial Kelmsley, Passingham trabalha regularmente para a DC Thompson para séries destinadas a um público feminino, com Mandy, Bunty, Judy, Romeo e Diana. Em 1967, adapta para BD o filme Tobruk. Nos anos 70, muda-se para a Rivera francesa e nos anos 80 para a Austrália, continuando a trabalhar regularmente para os comics britânicos. Regressa em 1990, reformando-se três anos depois. 

One-shots publicados em Portugal:
  • O grande jogo, Policial (Mundo de Aventuras) #36
Séries publicadas em Portugal:
Jane FortuneLesley Shane

[actualizado em 21.01.2019]

Sem comentários:

Enviar um comentário