26 de maio de 2017

Jim del Monaco: Ladrões do tempo

Já se encontra disponível mais um álbum da série Jim Del Monaco, uma criação de Luís Louro e António José Simões.

Depois do relançamento da colecção em 2015, ano em que se cumpriram 30 anos sobre a publicação da primeira história, chega esta semana às livrarias “Jim Del Monaco - Ladrões do Tempo”, de Luís Louro e António José Simões, o 9º álbum das aventuras deste improvável herói.
O lançamento do livro decorrerá no dia 3 de junho (sábado), pelas 18h30, no Espaço LeYa da Feira do Livro de Lisboa. O livro será apresentado por Rui Reininho.
A inauguração de um museu de paleontologia, que esconde um poderoso segredo, está no centro de uma conspiração de perigosos extremistas amantes de práticas desviantes que desejam restabelecer a nova ordem mundial.
Quando, inusitadamente, rebenta uma velha guerra de ossos, é revelada a verdade que deu buraco, o mesmo através do qual se inicia uma perseguição errática no tempo, que leva Jim Del Monaco ao regresso ao passado e a um salto ao futuro, sempre no encalço dos meliantes com ameaçadoras criaturas a morderem-lhe os calcanhares.
Inicialmente inspiradas em Jim das Selvas e tendo por pano de fundo a era colonial de meados do século passado, as aventuras de Jim Del Monaco desenrolam-se em torno dos mitos e lendas do grande continente africano, bem como dos clássicos intemporais da literatura e do cinema de aventura, suspense, mistério e ficção científica. Os acontecimentos e personagens são tanto reais como ficcionados, mas estão sempre de alguma forma associados ao imaginário da época, embora por vezes pontuados por elementos descontextualizados e importados da modernidade.

Os enredos abordam os temas e situações de forma caricatural, numa linguagem humorística e apimentada, com desenlaces rápidos, inesperados, surreais e até mesmo absurdos, tendo unicamente por objetivo entreter e divertir de forma bem humorada.
Publicada regularmente entre 1986 e 1993, a série Jim Del Monaco conquistou vários prémios e distinções, destacando-se:
- Melhor BD de 1986 para os leitores do “Tablóide”, Diário Popular
- Prémio “Vinheta” – Melhor BD 1986
- Prémio “Mosquito” – Melhor Argumentista 1985 e 1986
- “Autores da década de 80” para o suplemento “Espectáculo” d’O Primeiro de Janeiro (31/12/1989)
A série foi relançada em 2015, ano em que se cumpriram 30 anos sobre a publicação da primeira história de Jim Del Monaco, e tem agora sequência com a publicação do 9º álbum das aventuras do mais improvável herói da era do colonialismo em pantufas.

Jim Del Monaco vol. 9: Ladrões do Tempo, Tozé Simões e Luís Louro, ASA, 48 pp., cor, capa dura, 14,95€

Sem comentários:

Enviar um comentário