31 de julho de 2016

Histórias de Valdevez

O artista português com mais álbuns de BD publicados, José Ruy, ofereceu-nos mais uma edição com o título "Histórias de Valdevez". Com o apoio do município de Arcos de Valdevez, este álbum conta-nos a história do concelho, integrado nas comemorações dos 500 anos da atribuição do foral às Terras de Valdevez.

Em 1411, os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os de seu primo, o imperador Afonso VII de Leão e Castela, encontram-se no Vale do Vez, protagonizando um dos mais importantes e fundadores acontecimentos da nação portuguesa, o Recontro de Valdevez, momento que inspirou, de igual modo, a frase símbolo do concelho de Arcos de Valdevez – Onde Portugal se Fez.

Quase quatro séculos depois, em 1515, em plena época dos Descobrimentos Portugueses, um outro monarca, D. Manuel I, outorga Foral às Terras de Valdevez, efeméride que se comemora atualmente, volvidos 500 anos.

Estes dois importantes momentos históricos são o mote para a realização desta obra em banda desenhada, que, pela mão sábia e excepcional do mestre José Ruy, chega até ao presente, perpetuando assim no futuro a importância do nosso passado e da nossa História coletiva.

Histórias de Valdevez, José Ruy, Âncora, 32 pp., cartonado, cor

Sem comentários:

Enviar um comentário