3 de março de 2016

Super-heróis DC Comics #5 - Arqueiro Verde: Ano Um

Está hoje nas bancas mais um volume da colecção Super-Heróis DC Comics. Este volume é dedicado ao Arqueiro Verde, recolhendo os episódios publicados nas revistas norte-americanas Green Arrow: Year One #1-6 de 2007.

Eis a sinopse da editora:

A vida do jovem milionário Oliver Queen muda radicalmente quando, depois de traído por um amigo, é lançado ao mar, acabando por naufragar numa ilha perdida no Pacífico. Neste cenário hostil, onde as ameaças não são apenas naturais, terá de combater os traficantes que controlam a ilha, armado apenas com um arco improvisado. É então que a luta pela sobrevivência se transforma numa luta pela justiça e o playboy egoísta e irresponsável dá lugar ao Arqueiro Verde.
Andy Diggle e Jock criam a origem definitiva do Arqueiro Verde, numa história emocionante que redefine uma das mais icónicas personagens da DC. Todos os super-heróis têm uma génese, um momento definidor que os leva a abandonar uma vida normal e a dedicar-se a combater o crime. Batman: Ano Um, de Frank Miller e David Mazzuchelli (já publicado numa colecção da Levoir) colocou a fasquia muito alta no que se refere às histórias de origem dos super-heróis, mas este livro mostra estar à altura de tão pesada herança. No caso do herói que protagoniza este volume, o Arqueiro Verde, essa origem apresentou diferenças significativas ao longo dos tempos, até ser codificada de forma brilhante por Andy Diggle e Jock em Arqueiro Verde: Ano Um.
O Arqueiro Verde apareceu pela primeira vez em 1941. O seu nome verdadeiro é Oliver Queen, um jovem bilionário, que usa as suas habilidades como arqueiro para combater o crime na sua cidade de Star City, e como membro da Liga da Justiça. Em meados da década de 50, muitos dos heróis da DC, cuja publicação tinha sido interrompida, regressam em novas versões, com novas identidades e novas origens: o Arqueiro Verde é precisamente um dos heróis que regressa nessa altura, mantendo a sua identidade original, mas ganhando uma nova origem, pelas mãos do grande Jack Kirby.
É essa nova origem, estabelecida por Jack Kirby, que vai servir de base ao presente livro. Em Arqueiro Verde: Ano Um, Jock e Diggle criam uma história de origem bem contada, cuja influência é visível, por exemplo, na série televisiva Arrow, que vai aproveitar a personagem de China White, introduzida por Diggle e Jock no universo DC.
“Eu não iria esperar menos de Andy Diggle e Jock, dois dos meus criadores favoritos de BD actuais. Os dois têm feito um excelente trabalho com outros colaboradores, mas eles são um daqueles raros duos escritor/artista que constantemente despertam o melhor um no outro. São maiores do que a soma das suas partes, tal como… um arco e uma flecha.” – Brian K. Vaughan (Ex-Machina, Y The Last Man, SAGA)

Super-heróis DC Comics #5 - Arqueiro Verde: Ano Um, Jok e Andy Diggle, Levoir, 160 pp., 9,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário