5 de março de 2016

Jean Graton et Michel Vaillant - L'aventure automobile

Jean Graton é um dos artistas principais para o sucesso da revista Tintin, como criador do piloto automobilista Michel Vaillant.
Graton, que nasce em Nantes em 1923, tem um interesse precoce no desenho e no desporto, este último através do envolvimento do seu pai no moto clube local.
Vê o seu primeiro desenho publicado no jornal Le Soir, com apenas oito anos de idade. Quando a Segunda Guerra Mundial eclode, Graton vai viver com sua avó, empregando-se num estaleiro. O serviço militar é prestado em Argel, regressando em 1947.
Inicia a sua carreira artística em Bruxelas em 1948 no jornal Les Sports, realizando os seus primeiros desenhos para a agência mundial de Imprensa de Georges Troisfontaines. Desenha para a revista Spirou vários episódios da série As Mais Belas Histórias do Tio Paulo.
Em 1954, junta-se à revista Tintin e à editora Lombard, para a qual desenha diversas histórias curtas, principalmente sobre desporto. Também se torna um artista regular para a agência de imprensa PubliArt da Lombard, ilustrando um grande número de anúncios, e também fazendo algumas tiras comerciais em BD. Ao mesmo tempo, torna-se, adicionalmente, um ilustrador de publicidade para a Imifi, o editor de Les Sports. Nesta ocupação, Graton ilustra a história Frisco Kid para um livro da marca de gelado Finial-Frisco. Em 1957, cria o seu personagem mais famoso, o piloto de Fórmula 1 Michel Vaillant.

Profusamente ilustrada, esta obra biográfica, que me chegou, retrata a vida de um dos grandes autores da BD franco-belga que nos deliciou com vários episódios de As mais belas histórias do Tio Paulo, Les Labourdet, Julie Wood e Michel Vaillant (ver bibliografia portuguesa aqui).

Jean Graton et Michel Vaillant - L'aventure automobile, Xavier Chimits e Philippe Graton, Hors Collection, 2015, 319 pp., 55 €

Sem comentários:

Enviar um comentário