1 de março de 2016

Capitão América faz 75 anos

Ironicamente, o super-herói americano da 2ª Guerra Mundial foi dado como inapto para o serviço militar. Amargurado e decepcionado, Steven Rogers decidiu que teria de participar no esforço de guerra do seu país e ofereceu-se para uma experiência científica na criação de um corpo de “super-soldados”. A injecção de um soro e a exposição a raios gama transformaram um jovem debilitado no primeiro americano de um projectado corpo de super-soldados. Infelizmente, um agente italiano infiltrou-se no laboratório, acabando por assassinar o cientista inventor do soro. Como não havia registos científicos da descoberta, Steven Rogers acabou por ser o único super-soldado, tomando o nome de Capitão América.

Criado por Joe Simon e Jack Kirby, o Capitão América estreou-se no primeiro número da revista Captain American Comics em 1 de Março de 1941.  Em plena 2ª Guerra Mundial, o Capitão América simbolizava o patriotismo e a coragem do soldado americano contra os inimigos do eixo (Alemanha, Japão e Itália).

O sucesso do Capitão América foi enorme, sendo o primeiro herói da Marvel a transportar-se para o cinema, com a realização de uma série para televisão em 1944. Desde então, várias séries e filmes retratam as aventuras do Soldado da América.

O Capitão América foi considerado, em 2011, o sexto herói mais popular no "Top 100 Comic Book Heroes of All Time", o segundo da lista "The Top 50 Avengers" em 2012, e, novamente, o segundo do "Top 25 best Marvel superheroes", lista publicada em 2014.

Ensaio de bibliografia portuguesa (álbuns):
  • O sentinela da liberdade, Ron Garney e Mark Waid, Devir [2001]
  • Capitão América, Série Ouro - Os clássicos da banda desenhada #1, Correio da Manhã, 2005
  • Capitão América: A lenda viva, John Byrne, Roger Sterne e Joseph Rubinstein, Público, 2012
  • Perdido na dimensão Z, John Romita Jr. e Rick Remender, Panini Comics, 2014
  • O soldado de Inverno, Steve Epting e Ed Brubaker, Colecção Universo Marvel #1 e #2, Levoir, 2014 
  • Uma nova era, John Cassaday e John New Rieber, Colecção Oficial Graphic Novels da Marvel #3, Editorial Salvat, 2015
  • Sonhadores americanos, Steve McNiven, Travis Charest, Paul Azaceta, Ed Brubaker e Frank Tieri, Colecção Poderosos Heróis Marvel, Levoir, 2015



Sem comentários:

Enviar um comentário