20 de fevereiro de 2016

80 anos d’O Mosquito MOSTRA | 26 jan. - 29 fev. 2016 | Sala de Referência | Entrada livre

Mostra comissariada por Carlos Gonçalves e João Manuel Mimoso, com organização da Biblioteca Nacional de Portugal e do Clube Português de Banda Desenhada, sobre a revista portuguesa de banda desenhada nascida a 14 de janeiro de 1936.

De todas as revistas portuguesas de banda desenhada, houve uma que atingiu um estatuto mítico que nenhuma outra logrou ultrapassar: O Mosquito. Aos que ainda a leram, comprada por cinco tostões aos jornaleiros ou nas tabacarias de esvão de escada, custa acreditar que já passaram 80 anos sobre o primeiro dia em que a revista foi publicada, a 14 de janeiro de 1936.

O seu sucesso deveu-se à simbiose entre dois homens talentosos e imaginativos: um desenhador, António Cardoso Lopes (o Tiotónio); e um gerente de hotel, mundano, poeta e prosador: Raul Correia (o Avôzinho). Juntos, encontraram a fórmula do sucesso; quando se separaram, O Mosquito foi definhando até desaparecer no n.º 1412, publicado a 24 de fevereiro de 1953.

Esta mostra comemora a efeméride, ilustrando o voo de dezassete anos d’O Mosquito através de uma coleção representativa da cronologia da revista, incluindo outras publicações a ela associadas. Uma secção é especialmente dedicada aos autores portugueses, um dos quais, Eduardo Teixeira Coelho, iniciou na revista uma brilhante carreira internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário