11 de janeiro de 2016

L' art de Morris

Em 2016, Lucky Luke festeja os seus 70 anos. Para comemorar o acontecimento, o Festival de BD de Angoulême em parceria com a Lucky Comics irão realizar uma exposição retrospectiva consagrada à obra do criador de Lucky Luke, Morris, pseudónimo de Maurice De Bevere (1923-2001).

A exposição será inaugurada aquando da abertura do 43º Festival de Angoulême (de 28 a 31 de Janeiro), estando patente até 18 de Setembro de 2016. Será uma ocasião única para descobrir as pranchas e desenhos originais de Morris, alguns inéditos do grande público.

Funcionando como catálogo da exposição, já se encontra à venda uma monografia de Morris ("L'art de Morris"), obra que, recentemente, chegou à minha biblioteca.

A obra com 312 páginas, ajuda-nos a perceber o estilo gráfico e narrativo de Morris, assim como a génese da sua única série: Lucky Luke. Dividida em três partes ("La naissance d'une îcone", "L'âge d'or" e "Archétypes et thémes récurrents"), a monografia apresenta-nos várias pranchas da série, as capas para diversas revistas, assim como desenhos inéditos do autor.

L'art de Morris, Dargaud, 312 pp., 45 €

Sem comentários:

Enviar um comentário