9 de novembro de 2015

PortoCartoon espalha-se de Alenquer até Braga


Vinte e seis exposições levam o humor do PortoCartoon World Festival a diferentes pontos do país. São várias as mostras ao alcance dos portugueses apreciadores de cartoon, resultado da política de descentralização cultural que o Museu Nacional da Imprensa tem vindo a desenvolver desde 1997.

O grande foco de expositivo situa-se, até ao final do mês de novembro, em vários municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste.  Trata-se de uma exposição polinucleada do PortoCartoon 2015, cujo tema foi A Luz, em sintonia com escolha temática da ONU para o ano em curso. Esta exposição envolve dez núcleos em municípios da CIM Oeste: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré e Óbidos.  Para visitar integralmente a exposição, denominada PortoCartoon - A LUZ do Humor Mundial, será necessário percorrer todo o circuito humorístico. Outros trabalhos do PortoCartoon 2015 estarão em exibição na Galeria do Centro Multimeios de Espinho, durante o festival Cinanima, de 9 a 15 de novembro.

A primeira edição do Ri – Festival Nacional de Comédia integrará também uma mostra de caricaturas de Bordalo Pinheiro, no Cineteatro António Lamoso, em St.ª Maria da Feira, de 6 a 8 de novembro.
O PortoCartoon passa ainda pelo Museu do Vinho Bairrada (Anadia) com a exposição Siza Vieira no Humor Mundial (até 6 dezembro), pelo Museu do Vinho de S. João da Pesqueira com a exposição Vinho do Porto no Humor Mundial (até final do ano).

Outras mostras paralelas do PortoCartoon 2015 podem ainda ser visitadas na Maia (Aeroporto), no Porto, em locais como o Edifício Transparente, Funicular dos Guindais, o Clérigos Café & Brasserie e os cafés Célia, Progresso, Piolho e Velasquez. Na Estação de comboios de Braga está também patente a exposição PortoCartoon - O Riso do Mundo.


Para além destas exposições descentralizadas, podem ser visitadas todos os dias até ao final do ano no MNI a mostra integral do PortoCartoon 2015 A Luz, o Tributo a Wolinski e o Prémio Especial de Caricatura Cristiano Ronaldo. A destacar ainda a exposição permanente O Riso do Mundo, na Galeria Internacional do Cartoon.

Sem comentários:

Enviar um comentário