12 de novembro de 2015

Exposição "Olá, o meu nome é O. Schrauwen"

Diz o grande mestre da BD norte-americana acerca de Olivier Schrauwen, autor flamengo nascido em 1977 na cidade de Bruges. É verdade que Schrauwen tem feito uma carreira discreta em antologias de Banda Desenhada de vanguarda como a finlandesa Glömp ou norte-americana MOME mas com a publicação no ano passado nos EUA do colossal romance gráfico Arsène Schrauwen, pela prestigiada Fantagraphics Books, o autor foi finalmente reconhecido pelo público - apesar do seu nome já ser referido como dos cinco autores mais importantes no panorama actual, pelos especialistas.

Estudou Cinema de Animação em Gante e trabalhou nesta área durante anos enquanto fazia BD para revistas alternativas. O seu primeiro livro, My boy, foi publicado em 2006 pela Bries, que logo baralhou os mais atentos com o uso de estéticas gráficas com cheiros do passado mas com temáticas contemporâneas. A liberdade artística que atingiu deve-se muito ao facto de que apesar de ser um autor com livros publicados por várias editoras, Schrauwen produz as suas próprias publicações - fanzines - que lhe permite produzir o que lhe der bem na veneta, com o campo experimental bem exposto. Mais tarde alguns desses trabalhos são compilados por casas editoriais profissionais.

Em Portugal, estreou-se com O Espelho de Mogli pela MMMNNNRRRG, talvez o livro de BD mais bonito do ano passado. E agora que nos visita este mês com uma exposição na galeria da Mundo Fantasma, ambas editoras preparam-se para lançar um novo livro, limitado a 300 cópias e impresso em risografia a quatro cores diferentes (existem 75 exemplares de cada cor) comungando ironicamente com o lacónico e monocromático título... Cinzas.

Cinzas conta a "história verdadeira" do rapto do autor por alienígenas em Berlim, cidade onde habita há alguns anos. A exposição intitulada Olá, o meu nome é O. Schrauwen incluirá originais do referido Arsène Schrauwen como ainda histórias curtas como Cartoonify, The Future Has No Time For The Past e a mais recente publicação da Zaad Magazine editada pela loja norte-americana Desert Island.

O autor estará presente no dia 14 de Novembro, Sábado, entre as 17h e as 20h para alegre cavaqueira, autógrafos e muito mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário