23 de abril de 2014

Ferry festeja o seu 70º aniversário

Ferry, aliás Fernand Van Vosselen, nasceu em 23 de Abril de 1944 na cidade belga de Beveren.

A sua estreia na banda desenhada dá-se em 1970 no suplemento juvenil do jornal Le Soir. Tem uma passagem efémera na revista Pilote em 1973 e entra na equipa da revista Tintin um ano depois. Aqui cria Cédric, um série histórica de histórias curtas publicadas também no suplemento trimestral Tintin Pocket. Em Portugal, encontramos dois episódios nas revistas Almanaque Tintin.

Apaixonado por história, desenha para a Tintin várias histórias curtas documentais ou biográficas escritas por Yves Duval, recolhidas, posteriormente, num álbum intitulado "Grandes Catástrofes", editado em Portugal pela ASA.

Em 1976, em parceria com o argumentista Jean-Luc Vernal, inicia as aventuras do nobre russo da primeira década do século passado Ian Kalédine. A partir de 1993, concebe Les Chroniques de Panchrysia, versando o mundo da alquimia no cenário das montanhas escocesas.

Em Portugal, encontramos a obra de Ferry nas séries Ian Kalédine e Cédric, além de histórias curtas nas revistas Tintin e Selecções BD (2a série).

No site Bedeteca Portugal podemos encontrar a bibliografia de Ferry em Portugal.



Sem comentários:

Enviar um comentário