Continuando a calendarização desta colecção do Público/ASA, é publicado hoje o 3º volume, «Astérix entre os bretões» («Astériz chez les bretons»).
Esta aventura na Bretanha é a oitava na cronologia da série de Uderzo/Goscinny e estreou-se na revista Pilote #307 de 9 de Setembro de 1965, sendo o álbum editado no ano seguinte.
Júlio César invade e conquista rapidamente a Bretanha. Mas uma pequena aldeia, comandada por Jolitorax, primo de Astérix, continua a resistir ao invasor. Para continuar a resistência, Jolitorax tem de se deslocar à Gália fornecer-se da poção mágica.
Astérix e Obélix acompanham Jolitorax à Bretanha, mas o barril de poção é apreendido pelos romanos. Segue-se uma sequência de recuperações e roubos do barril. Infelizmente, mesmo antes de chegar à aldeia bretã, o barril é destruído.
Contudo, Astérix consegue moralizar os bretões com uma nova bebida, o chá, vencendo claramente os romanos.
Os autores elogiam os Beatles, recriando um grupo de bardos em Londinium (Londres).
«Astérix entre os bretões» foi adaptado em 1986 a um filme de cinema de animação.
A aventura estreou-se em Portugal em 1967 em álbum pela Editorial Íbis, sendo reeditado pela Livraria Bertrand, Meribérica e ASA. O Jornal da BD foi a única revista que publicou em 1986 o episódio.
Sem comentários:
Enviar um comentário