3 de janeiro de 2011

Quim e Manecas 1915-1918

Com organização, introdução e glossário de João Paulo de Paiva Boléu, a Tinta da China editou um belíssimo álbum que reproduz todas as páginas da criação de Stuart de Carvalhais durante os anos de 1915-1918.
Esta extraordinária obra vem no seguimento de uma exposição sobre Quim e Manecas no último AmadoraBD. Paiva Boléo inicia a obra com uma pequena biografia de Stuart de Carvalhais e o seu contributo para a génese da BD portuguesa. Seguidamente, traça-nos o percurso de Quim e Manecas no Século Cómico, assim como a importância e impacto da série na sociedade portuguesa em plena 1ª Guerra Mundial.

Um precioso glossário, elaborado por Paiva Boléo, ajuda o leitor a perceber alguns termos que irá encontrar na ternurenta leitura das aventuras de dois traquinas que deliciaram os portugueses, minorando as amarguras de uma Guerra que vitimava o seu quotidiano.


Quim e Manecas, 1915-1918, Stuart de Carvalhais com Organização, intrudução e glossário de João Paulo Paiva Boléo, Tinta da China, 2010, 238 pp, 39 €

Sem comentários:

Enviar um comentário