16 de dezembro de 2010

Cadernos Moura BD

2010 foi ano de centenário do nascimento de Fernando Bento, um dos grandes desenhadores de BD portugueses. Para comemorar este acontecimento, foram vários os eventos realizados, desde exposições ao lançamento de obras do autor. A Câmara Municipal de Moura, pela mão do incansável Carlos Rico, lançou um número especial dos Cadernos Moura BD, aquando do Salão de BD que anualmente se realiza naquela vila alentejana, totalmente dedicado a Fernando Bento.

Fernando Bento, ao longo da sua vasta obra, transportou vários clássicos da literatura para a banda desenhada. E é uma dessas obras, Moby Dick do escritor Herman Melville, que esta edição dos Cadernos recupera. Esta versão de Moby Dick foi originalmente editada na nostálgica revista Cavaleiro Antante, entre o nº 425 (20 de Fevereiro de 1960) e o nº 444 (2 de Julho de 1960).

Fernando Bento nasceu em Lisboa em 26 de Outubro de 1910 e faleceu na mesma cidade em 14 de Setembro de 1996. Tem uma extensa obra que se inicia em 1938 no jornal República e cuja quadriculografia pode ser consultada no catálogo da exposição Fernando Bento - Uma ilha de tesouros, realizada logo após a sua morte pela Bedeteca de Lisboa.

Cadernos Moura BD, número especial, Abril 2010, 36 pp, 5 €

Sem comentários:

Enviar um comentário