3 de fevereiro de 2023

Sambre - Volume duplo

Sambre é um excelente afresco romântico na França do século XIX. O primeiro volume data de 1987, mas com um pré-publicação no ano anterior na revista Circus. Os autores eram Yslaire, pseudónimo de Bernard Hislaire) no desenho e Balac (aliás Yann) no argumento. Balac abandona a série após o segundo tomo, em que já reparte o argumento com Yslaire.

Até hoje foram publicados oito volumes, datando o último de Novembro de 2018. Em Portugal, os quatro primeiros episódios já foram editados pelas extintas Baleiazul e Witloof. A Arte de Autor já prometeu a sua reedição durante o presente ano.

Assim, a editora decidiu, por ora, continuar a série, editando um álbum duplo com o quinto e sexto episódios: "Maldito seja o fruto do seu ventre..." ("Maudit soit le fruit de ses entrailles...", 2003) e "O mar visto do Purgatório..." ("La mer vue du Purgatoire...", 2011). 

Brest, 1857.

Julie sobreviveu. Condenado a prisão perpétua por crimes e actividades revolucionárias, a prisão de Brest é agora o seu universo, antes de Caiena… Durante esse tempo, Bernard-Marie Sambre é educado em Bastide, no culto do seu pai, dos seus antepassados e na negação da sua mãe. Porque a sua tia Sarah decidiu; a terceira geração dos Sambre não pode ser a última…

Skyvore Island, Maio de 1857… No coração da tempestade, La Desirée sulca as vagas ao largo da Irlanda. A bordo, as forçadas acorrentadas que, em troca da comutação da pena, aceitaram exilar-se em Caiena. Entre elas, a matriculada 3492, aliás Julie Saintange, abandona-se à melancolia. A recordação de Bernard Sambre mistura-se com a de Bernard-Marie, o filho de ambos. O primeiro morreu, o segundo foi-lhe roubado…

Sambre #5 e #6, Yslaire, Arte de Autor, 104 pp., cor, capa dura, 27€









Sem comentários:

Enviar um comentário