10 de dezembro de 2021

Hergé et la presse

Pensamos que já não existe nenhum assunto relacionado com Hergé e a sua obra e eis que surge um livro que aborda as publicações do universo do autor na imprensa mundial. "Hergé et la presse", um livro de 600 páginas, da autoria de Geoffroy Kursner, onde se conta e lista mais de 300 periódicos de mais de 40 países que publicaram as aventuras de Tintin. A Portugal, o primeiro país não francófono a publicar as aventuras de Tintin, são dedicadas várias páginas, contando-nos os bastidores das publicações no Papagaio e revistas da Empresa Nacional de Publicidade, assim como os contactos havido entre Adolfo Simões Muller e Hergé

Egipto, Irão, Dinamarca, Alemanha, Brasil, Espanha, Finlândia, Noruega, Holanda, Turquia, Tailândia ... publicaram as aventuras de Tintin ou outras criações de Hergé. Problemas técnicos, contratos, promoções, projectos abortados, publicações incompletas, anos gloriosos e períodos menos prósperos são aludidos num texto erudito, nunca cansativo e acessível a todos. No final do livro, um impressionante inventário de 75 páginas recapitula todos as publicações de Hergé que apareceram nos jornais e revistas do mundo inteiro, com as suas datas de publicação. Infelizmente, o editor não obteve os direitos de reprodução dos desenhos de Hergé. Contudo, a obra é repleta de bastante fotos e reproduções das publicações. 

Aqui está uma obra essencial para aqueles que são apaixonados por Hergé e a sua obra. O meu exemplar é de uma tiragem especial de 160 exemplares numerados para Les Amis de Hergé, acompanhados por um ex-libris assinado por Geoffroy Kursner e Stanislas, autor da capa. 

Nascido em Genebra, Geoffroy Kurner é advogado, apaixonado por história e literatura.

Hergé et la presse, Geoffroy Kurner, Les Impressions Nouvelles, 608 pp., capa dura, 55€

Sem comentários:

Enviar um comentário