Em toda a Gália, só há um local onde nenhum cobrador de impostos se atreve a ir à aldeia dos irredutíveis gauleses. Consciente deste facto, para evitar a colecta de impostos pelos romanos, Tricatintix, um chefe gaulês ganancioso, leva um caldeirão cheio de sestércios à aldeia gaulesa, para que os amigos o guardem longe dos olhares dos romanos. Essa missão é confiada a Astérix mas, ao contrário do que se poderia esperar, os sestércios são roubados. Cumprindo um velho costume, Astérix é banido da aldeia e promete só voltar quando tivesse novamente o caldeirão cheio de sestércios. Para o conseguir, terá de ultrapassar grandes obstáculos.
Este volume da Salvat é complementado pelos artigos "Astérix e o dinheiro", "Sestércios com cheiro a cebola" e "Por um punhado de sestércios".
A presente aventura foi publicada em Portugal num álbum Editorial Íbis/Livraria Bertrand em 1969. [1969], reeditado pela Livraria Bertrand [1975], Meribérica-Líber [2000] e ASA [2005]. A revista Tintin também editou o episódio no seu 7º ano (#30 a #51).
Sem comentários:
Enviar um comentário