8 de janeiro de 2021

Colecção Integral Astérix #22 - A volta à Gália de Astérix

"A volta à Gália de Astérix" ("Le Tour de Gaule d'Astérix") é a quinta aventura da série Astérix, pré-publicada na revista Pilote desde o  #172 (7 de Fevereiro de 1963) ao #213 (21 de Novembro de 1963) e editado em álbum em 1965.  

No início do álbum, o inspetor geral Lucius Fleurdelotus chega ao acampamento romano de Petibonum e informa ao centurião Gracckus Nabatamaisnoceguinnus que foi indigitado por Júlio César para resolver o problema da inflexível vila gaulesa. Mas após uma derrota contra os gauleses, Lucius Fleurdelotus está convencido de que os gauleses não podem ser derrotados e decide construir uma grande paliçada ao redor da aldeia para evitar que os rebeldes saiam e darem um mau exemplo a toda a Gália. Astérix desafia então o enviado especial de Júlio César e juntamente com Obélix decidem fazer uma volta pela Gália, trazendo especialidades gastronómicas das cidades gaulesas como prova da sua passagem. Fleurdelotus aceita o desafio e lança um alerta geral em toda a Gália para ordenar aos ocupantes romanos que prendam os dois gauleses (que são considerados fugitivos).

Os extras deste volume são os seguintes:

  • Esplendor e miséria dos "Trinta Gloriosos" (1946-1985)
  • Um gaulês completamente francês
  • Astérix conquista a Gália

Esta aventura foi publicada em Portugal pela primeira vez em álbum Editorial Íbis em 1967, havendo edições posteriores da Livraria Bertrand (1973), Círculo de Leitores (1974), Meribérica-Líber (1996) e ASA (2004). Em continuação, o episódio foi publicado pela revista Tintin, Jornal da BD e pelos suplementos do Diário Popular, Flecha 2000 e Pimba.

Colecção Integral Astérix #22 -  A volta à Gália de Astérix, Albert Uderzo e René Goscinny, Editorial Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário