28 de abril de 2020

Astérix Coleção Integral #6: Astérix e os normandos

"Astérix e os normandos" ("Astérix et les normands") é o nono álbum da série. Foi pré-publicado na revista Pilote #340 (28 de Abril de 1966) ao #361 (22 de Setembro de 1966) e publicado como um álbum em 1966. O álbum foi adaptado para cinema de animação desenho em 2006, sob o título Astérix e os Vikings.

Goudurix, um jovem luteciano pouco sensato, é enviado ao seu tio Abraracourcix para o fazer dele um homem. Durante a sua estadia com os gauleses da Armórica, os normandos, que não conhecem o medo, desembarcam não muito longe da vila. De facto, o seu líder Olaf Grossebaf, ouvindo que o medo dá asas, toma essa expressão literalmente e acredita que pode aprender a voar. Infelizmente, não caiu bem: os gauleses da vila não conhecem o medo - excepto que o céu caia sobre suas cabeças. Goudurix, por outro lado, parece-lhes um instrutor ideal e raptam-no. Astérix e Obélix partem para encontrá-lo, o que os leva aos normandos. Quando chegam ao acampamento normando e depois de derrotar a maioria dos homens de Grossebaf (numa luta com a qual se mistura uma pequena patrulha de legionários romanos azarados), os dois cúmplices aprendem o motivo da captura de Goudurix. Astérix então oferece uma alternativa ao chefe, que planeia lançar o jovem luteciano do alto de um penhasco para vê-lo voar e pede a Obélix que retorne à vila para trazer de volta a única coisa que pode aterrorizar os guerreiros: as músicas do bardo Assurancetourix. Obélix regressa com Assurancetourix. Durante o recital, os normandos finalmente conhecem o medo, mas depois descobrem que foram enganados pela expressão porque finalmente não voam e, no auge, começam a temer vários perigos dos quais não suspeitavam da existência. Regressam a casa e, no caminho, finalmente conseguem superar o seu medo. Enquanto isso, Goudurix sai dessa experiência crescendo, tornando-se corajoso e determinado. 

Em Portugal, a aventura teve estreia em continuação na revista Tintin (#32/4º ano a #1/5º ano). Posteriormente, foi editado em álbum pela Livraria Bertrand [1973], Meribérica-Líber [1994] e ASA [2006].

Esta edição da Salvat contém os seguintes artigos "Os bárbaros e o jovem de boa família", "A comicidade normanda" e "Astérix e a música".

Astérix Coleção Integral #6: Astérix e os normandos, Albert Uderzo e René Goscinny, Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€


Sem comentários:

Enviar um comentário