15 de março de 2020

Sy Barry - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador
Seymour "Sy" Barry 
(EUA) Nova Iorque, 12 de Março de 1928

Sy Barry é irmão do artista de quadrinhos Dan Barry, desenhador de Flash Gordon. Sy Barry cursa, em 1943, o ensino médio na Escola de Arte Industrial de Manhattan, Nova Iorque. O seu primeiro trabalho como freelancer é na série Famous Funnies. Como profissional, estreia-se como assistente de arte do seu irmão e, no final da década de 1940, trabalha como artista freelancer, principalmente como colorista de editoras como Lev Gleason, a precursora da Marvel Comics Timely Comics e a precursora da DC Comics National Comics. Na National, trabalha em filmes como "Johnny Peril" e "The Phantom Stranger".

Barry é auxiliar de desenhador na King Features Syndicate nas séries Tarzan e Flash Gordon. É contratado pelo Capp Studio para desenhar Martin Luther King e Montgomery Story, um panfleto publicado em 1957. Montgomery Story, escrito por Alfred Hassler e Benton Resnik e distribuída pela Irmandade da Reconciliação, "ensina os jovens não apenas sobre o evento em si, mas também sobre a não-violência como ferramenta de mudança social". Muitas décadas depois, a banda desenhada inspira o congressista da Geórgia John Lewis.

Em 1961, com a morte do artista de Fantasma, Wilson McCoy, que sucedeu ao criador Lee Falk e o artista subsequente Ray Moore, a King Features contratou Barry para assumir o desenho da série. Barry permanece na série por três décadas, até se reformar em 1995. 

Séries publicadas em Portugal:
Fantasma

[actualizado em 15.03.2020]


Sem comentários:

Enviar um comentário