30 de outubro de 2019

Xavier Dorison - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista
(França) Paris, 8 de Outubro de 1972

Depois de três anos numa escola profissional, durante os quais lança um Festival de BD, começa a escrever o argumento para o primeiro volume de O Terceiro Testamento,  série desenhada por Alex Alice e publicada pela Glénat.  Segue-se o trabalho com Mathieu Lauffray no primeiro volume da série Prophet, e depois com Christophe Bec na série Sanctuaire. Xavier Dorison estabelece, em muito pouco tempo, um estatuto firme no mundo da banda desenhada franco-belga, um estatuto confirmado com W.E.S.T., que escreve em parceria com Fabien Nury para um dos maiores nomes actuais do realismo, o desenhador Christian Rossi.

Mas Dorison não se limita ao universo da BD. Em 2006, é lançado o filme Les Brigades du Tigre, uma adaptação da série de TV com o mesmo nome, que Dorison volta a escrever em parceria com Nury. Em 2007, trabalha uma vez mais com Mathieu Lauffray em Long John Silver, granjeando de novo um enorme sucesso.

Em 2008, a Dargaud convida Xavier Dorison para escrever o argumento do primeiro volume de XIII Mystery, uma sequela da famosa série XIII. O desenho foi confiado a Ralph Meyer, o que dá início a uma outra colaboração prolífica. Foi então que o par cria a épica história viking Asgard.

E em 2014, com Thomas Allart, Dorison produziu H.S.E., um enredo de suspense sobre a possível queda em espiral de uma sociedade ultraliberal.

Trabalhador incansável, Dorison dedica-se simultaneamente a várias séries, para além de continuar a escrever argumentos para a TV e o cinema. Passando com facilidade do argumento para as séries já mencionadas, e ainda para Le Chant du Cygne (2014), Red Skin (2014) e o seu último e enorme sucesso Undertaker (2015), Dorison provou a sua habilidade para trabalhar em diferentes géneros, que vão do western ao drama histórico, sem nunca perder a força do argumento e a solidez estrutural que caracteriza o seu trabalho. Não é por isso de admirar que tenha sido chamado a continuar a série Thorgal, um dos maiores ícones da BD franco belga de todos os tempos.

Séries publicadas em Portugal:
Terceiro Testamento (O), Undertaker, WEST, XIII Mystery

[actualizada em 14.10.2019]

Sem comentários:

Enviar um comentário