9 de junho de 2017

18º SALÃO DO BRINQUEDO DE LISBOA - 10 junho

Salão do Brinquedo de Lisboa, que vai já na sua 18ª edição, foi criado para colmatar a falta de um evento deste tipo (feira de brinquedos antigos e de colecção) no centro de Lisboa e responder ao crescente interesse do coleccionismo de brinquedos antigos, BD vintage e derivados. Este tipo de evento sem fins lucrativos, tem como objectivo a divulgação do tema, reunindo coleccionadores e entusiastas para intercâmbio de peças e conhecimentos. Há um número limitado de mesas disponíveis (que terão que ser reservadas antecipadamente) para os participantes exporem as suas peças, mas todos os visitantes poderão trazer brinquedos que queiram vender ou trocar, sendo a entrada gratuita.

Em paralelo com a feira, realiza-se uma bolsa de avaliações, coordenada pela organização, com a colaboração de participantes, consoante os temas. Todos os visitantes podem trazer os seus brinquedos antigos para serem avaliados, sem encargo.

Realizou-se também no 1º Salão, em 29 de Outubro de 2011, um leilão de beneficência com objetivo de angariação de fundos a favor de uma instituição de solidariedade social (Terra dos Sonhos). Dado o sucesso desta iniciativa e a generosa adesão de diversos participantes e visitantes, tanto na doação de peças para leiloar, como na licitação das mesmas, repetiu-se esta acção em 2015, desta vez a favor da Sonha Faz e Acontece. A organização agradece a quem queira doar peças para leilão. Alternativamente, quem tiver interesse em vender as suas peças avaliadas, poderá incluí-las num futuro leilão, recebendo o valor final, deduzido da comissão que normalmente uma leiloeira cobraria, sendo que neste caso essa comissão reverte também inteiramente a favor da instituição.

Na prática, as duas iniciativas estão interligadas para facilitar a quem quiser alienar um brinquedo antigo, uma vez que o pode ter avaliado e de seguida vendido num leilão onde potencialmente haverá mais interessados em licitar do que num leilão tradicional, com a vantagem adicional de saber que está a ajudar uma boa causa.

Para coordenar esta operação de angariação, e animar a festa, contamos regularmente com a delegação portuguesa da 501st Legion, grupo de fans Star Wars, vestidos a rigor de personagens “maus” da saga, que certamente irão dar um colorido especial a esta iniciativa.

Para este ano de 2017 haverá ainda mais 2 edições do Salão do Brinquedo, em Setembro e Dezembro. Contamos novamente com uma equipa de avaliadores à disposição do público. 

Sem comentários:

Enviar um comentário