19 de maio de 2017

O mundo de Garfield em breve nas livrarias

Publicado pela primeira vez em 1978, o personagem comemorará em 2018 40 anos de publicações, efeméride comemorada com uma edição compilada de todas as tiras de Garfield com a chancela da Verbo.

Quem não conhece Garfield, esse gato redondinho (nunca lhe chamem gordo!) e cor de laranja que nasceu na cozinha de um restaurante italiano? Preguiçoso e guloso, adora comida italiana (e não só!), não perde uma boa sesta, odeia as segundas-feiras, é avesso a passas e a dietas, tem nojo de caçar ratos, detesta despertadores e, sobretudo, tem um constante e adiado ajuste de contas (e de peso) com a balança. O Mundo de Garfield, 1978 – 1983, para além de coligir num único volume, a preto e branco e por sequência cronológica, as tiras originalmente publicadas durante os primeiros cinco anos e meio da vida de Garfield, conta ainda com artigos que permitem ao leitor acompanhar o percurso de um gato sarcástico e preguiçoso, cujo sucesso é indesmentível.

O Autor: Jim Davis nasceu em 1945, em Marion, Indiana, no seio de numa família de agricultores. Frequentou a Fairmount High School, que concluiu em 1962, e mudou-se para a “grande cidade” para frequentar o curso de Art and Business da Ball State University. Começou por trabalhar para uma agência de publicidade e, mais tarde, foi assistente do cartunista Tom Ryan, criador da tira humorística Tumbleweeds. Foi nessa altura que criou a tira Gnorm Gnat. Quando um dia Jim Davis foi ao United Feature Syndicate, a tira foi recusada porque, afinal, “Quem é que se afeiçoa a um insecto?”. Foi assim que criou um gato gorducho a que pôs o nome de Garfield, em homenagem ao seu avô, James Garfield Davis. A publicação da tira verificou-se pela primeira vez a 19 de junho de 1978 em 41 jornais dos Estados Unidos, incluindo Boston, Dallas e Chicago.

O mundo de Garfield 1978-1993, Jim Davis, Verbo, 600 pp., p&b, capa dura

Sem comentários:

Enviar um comentário